LIVROS

Correspondência Inédita de L. C. De Saint-Martin chamado O Filósofo Desconhecido e Kirchberger, Barão de Liebstorf
 

Autor: Louis-Claude de Saint-Martin
Sinopse:  O Selo Editorial Sabedoria Arcana apresenta ao público esta obra que aqui se apresenta, interessantíssima, e que reúne várias as correspondências entre o “Filósofo Desconhecido”, cujo nome verdadeiro foi Louis Claude de Saint Martin (1743-1803), e seu amigo Nicolas Antoine Kirchberger, ou Barão de Liebistorf (1739- 1799). Tais cartas, reconhecidas nos meios Martinista, místico e ocultista como “teosóficas”, possuem vasto conteúdo não apenas que refletem um pouco da pessoa, ou da personalidade, de Saint Martin, mas também interessantes conhecimentos aos estudiosos dos temas citados. Muitos saberes e personagens da história do Martinismo, do Rosacrucianismo, e mesmo maçônicos, são trazidos a lume em meio aos textos trocados por ambos no século XVIII. 

Para adquiri-lo, CLIQUE AQUI

Pensamentos de um Bardo Vol.1
 

Autor: Adílio Jorge Marques 
Sinopse:  A proposta deste livro é trazer à lume alguns dos meus trabalhos de divulgação nas áreas das Ciências da Religião e da Filosofia. Não são textos estritamente acadêmicos, mas aqueles que, ao longo dos anos, visavam levar aos leitores em geral, das mais diversas revistas, e em especial nos sítios digitais, as minhas muitas áreas de atuação, tanto na vida pessoal quanto profissional. E, claro, no meu razoavelmente vasto caminho nas religiosidades, vamos dizer assim. Para adquiri-lo, CLIQUE AQUI

Rituais Gnósticos

Autores: Adílio J. Marques e Luiz Vieira 
Sinopse: Esta atual obra é uma importante fonte de estudos para todos interessados na espiritualidade em si, e ainda mais para desmitificarmos o gnosticismo. A humanidade, tendo avançado muito nos campos científicos, tem estado carente de uma espiritualidade que responda os anseios do homem. Uma espiritualidade despojada dos apegos materiais, bem como livre da ideia de punição. A condenação eterna não pode ser um indicador moral para o homem se tornar uma pessoa boa, mas sim a consciência de nossas ações que devem ser o norte de todos. Para adquiri-lo, CLIQUE AQUI

Opúsculos à Tradição

Autores: Adílio Jorge Marques e Luiz Vieira 
Sinopse: Com o advento do Martinismo e do Rito Escocês Retificado no rol das Tradições Ocidentais, nós fomos brindados com a Sabedoria Divina como transmitida por Louis-Claude de Saint-Martin e Jean Baptiste Willermoz. Sejamos Maçons, Martinistas, Rosacruzes ou simplesmente buscadores solitários, as palavras apresentadas nesse livro, conduzirá seus passos ao átrio do conhecimento místico como transmitida pelos dois personagens citados e a herança que nos foi legada, fruto de seu trabalho. Para adquiri-lo, CLIQUE AQUI

Magia(k) Moderna

Autor: Luiz Vieira
Sinopse: Este livro é o resulto de anos de estudos sobre ambos assuntos: Zos Kia Cultus e Magia Caótica. Ele representa o resumo de ambas técnicas, apresentada aqui através de textos em sua maioria escritos pelo próprio autor, e em alguns pontos tradução de trechos de obras que não existem em português e mesmo em sua língua venal já se esgotaram. Esse livro não é apenas a apresentação teórica desses dois sistemas mágickos, mas a apresentação da técnica em si e de como aplicá-las em sua vida diária para alcançar seus objetivos. Para adquiri-lo, CLIQUE AQUI

Introdução ao Pensamento de Saint-Martin & Jacob Boehme

AutorAdílio Jorge Marques

SinopseA primeira parte do livro aborda algumas doutrinas da Tradição Mística Cristã do século XVIII, empenhada no resgate do papel do “coração”, em crise desde a Reforma. A segunda parte trata de Jacob Boehme, personagem central da corrente místico-filosófica do protestantismo europeu. O que torna o texto de Adílio Jorge Marques interessante e único é o olhar aguçado com que nos introduz aos mistérios do coração – um olhar esclarecido, temperado pelos anos de experiência e de intensa interação com os principais filósofos Martinistas da atualidade – tanto do Brasil quanto do exterior. Para adquiri-lo, CLIQUE AQUI.

O Templarismo hoje e sempre

 

Autor: Adílio Jorge Marques & Ricardo Uchôa

Sinopse: As bases do pensamento Templário, seus ritos, as diversas tradições Templárias, seu simbolismo e os laços com outras tradições místicas e esotéricas estão aqui profundamente detalhados, traçando um percurso que nos leva pelas trilhas percorridas pelos cavaleiros de antes e os de agora. Trata-se, aqui, de um estudo que não pretende apenas lançar seu olhar ao passado, registrando a história de homens que deixaram suas marcas no sistema financeiro como conhecemos nos dias de hoje, nas cruzadas e nas grandes navegações. Os autores lançam-se em outra cruzada – talvez ainda mais desafiadora - a de abrir as portas para o Templarismo em nosso mundo atual.

Para adquiri-lo, CLIQUE AQUI.

Maçonaria: Origens e relações secretas no Brasil e no mundo

Autor: Samuel Vieira & Adílio Jorge Marques 

Sinopse: A Maçonaria é sempre citada nos livros de História do Brasil, principalmente quanto a sua atuação política no século XIX. Entretanto, a participação da instituição em outros acontecimentos históricos nacionais carece de maiores investigações. Do ponto de vista metodológico, este livro surge de uma pesquisa que levou à defesa de Dissertação de Mestrado do Samuel Vieira, com orientação do Prof. Adílio Marques, no INFES/UFF de Santo Antônio de Pádua. Provém de uma abordagem documental e bibliográfica que, embora não inéditas, são pouco exploradas por serem usualmente utilizadas para o meio maçônico, como por exemplo: livros, jornais, revistas, atas e boletins.

Para adquiri-lo, CLIQUE AQUI.

Maçonaria e Educação no Brasil do século XIX

 

Autores: Samuel Vieira & Adílio Jorge Marques

Sinopse: 

A Maçonaria é uma dessas instituições que buscou atuar nos bastidores de História sempre em prol do progresso da humanidade. Hoje se sabe que ela esteve presente nos principais acontecimentos do Ocidente, desde, pelo menos, a sua institucionalização a partir de 1717.

O ponto que mais chama a atenção da atuação desta Ordem no Brasil é a sua permeação nas falhas do Estado. É na necessidade de liberdade que a Maçonaria atua pela Independência; e na busca por uma justiça social contra a injustiça do trabalho escravo que ela luta pelo fim da escravidão; e pela ausência de uma política instrucional de toda uma população que ela constrói e financia escolas, na busca de criar uma sociedade cada vez mais justa e igualitária.

Que os leitores possam se deleitar nessa importante obra que trata também de uma reparação histórica: dar crédito à Maçonaria pelos importantes serviços prestados também à instrução do povo brasileiro, promovendo a escolarização de muitos em uma época que educação era algo principalmente voltado para a elite.

Para adquiri-lo, CLIQUE AQUI 

O Equinócio dos Deuses

Autor: Marcelo Ramos Motta 

Sinopse: Esse livro é a nova edição do mesmo livro lançado em 1976 no Brasil, pelo iniciado thelemita Marcelo Ramos Motta, a partir da obra de Aleister Crowley (To Mega Therion), com a tradução e facsimile do Liber AL vel Legis (Livro da Lei), com tradução para o português e com a explicação da gênese de obra tão importante para os thelemitas. Essa é uma obra da mais alta envergadura, pois nos ajuda a entender tudo o que se passou naquele momento, dando cenário e contexto da vida de Aleister Crowley, bem como seu histórico de vida, que culminou na recepção do Liber AL vel Legis. ATENÇÃO: POR DECISÃO EDITORIAL, A PRESENTE OBRA PROCUROU SER FIEL À OBRA ORIGINAL DE 1976, INCLUSIVE NA GRAFIA ORIGINAL DA ÉPOCA.

Para adquiri-lo, CLIQUE AQUI.

O Professor  do jovem Imperador: um Naturalista Luso-Brasileiro. Alexandre António Vandelli.

 

Autor: Adílio Jorge Marques 

Sinopse: Relato de tramas científicas, políticas e familiares da trajetória de Alexandre António Vandelli (1784-1862), mestre de ciências do imperador Pedro II por décadas. Sua trajetória foi ofuscada por expoentes históricos, como o sogro José Bonifácio e o pai Domingos Vandelli. Alexandre foi sem dúvida um dos últimos importantes pensadores claramente ilustrados da vida pública tanto de Portugal quanto do Brasil dos oitocentos. O livro nos conta muitas histórias entrelaçadas e nos informa detalhadamente, a partir de perspectivas inovadoras, a respeito de uma quantidade imensa de novas fontes, de documentos inéditos, textos e iconografia sobre períodos, instituições e figuras que merecem atenção da historiografia das ciências seja em Portugal ou no Brasil. O livro é baseado em minuciosa pesquisa em manuscritos originais, no Brasil e em Portugal. O objetivo era conhecer a história de um dos últimos pensadores claramente ilustrados da vida pública luso-portuguesa dos oitocentos. Alexandre Vandelli foi um autêntico pensador iluminista de orientação prática vindo de terras portuguesas, que terminou sua história em um novo país que buscava construir sua própria identidade. Prova do incompreensível esquecimento a que a história relegou Vandelli está no fato de que, apesar de tão vasta pesquisa, não se conseguiu sequer uma fotografia. Terá sido relegado ao esquecimento por ser vivido cercado de figuras ilustres? O pai, Domingos Vandelli, foi um importante homem da ciência e da política portuguesa. José Bonifácio de Andrada e Silva tinha em Alexandre seu orientado, assistente, substituto e, posteriormente, genro. No Brasil, Alexandre também foi nada menos do que um dos Mestres da Família Imperial, responsável, entre outros, por despertar em D.Pedro II o gosto pelas ciências naturais. Veio para o Brasil em circunstâncias e momento delicados. Aqui constituiu família, esposa , filhos, netos, se naturalizou e aqui morreu. O trabalho de pesquisa de Adílio Marques, originalmente tese de doutorado em História das Ciências/UFRJ, com certeza se tornará uma referência para iluminar o caminho que o pensamento científico fez de Portugal para o Brasil nos anos setecentos e oitocentos. 

Para adquiri-lo, CLIQUE AQUI  ou diretamente com o autor.

O Iliminismo no mundo luso-brasileiro

 

Autor: Adílio Jorge Marques 

Sinopse: Os intelectuais portugueses e brasileiros viveram um momento histórico em que ocorreram episódios considerados marcantes para a política e a economia da Europa e das Américas e, mais especificamente, para o Brasil. Esta obra procura mostrar a participação do Império Português quando a Luz da Razão tomava conta de todos os ramos do saber. Era o Iluminismo, com seu utilitarismo científico prevalecendo entre os intelectuais europeus.

ESGOTADO.

Outras Etiópias – do Velho Testamento ao Reggae

 

Autores: Orlando Sperle Fraga Júnior e Adílio Jorge Marques 

Sinopse: Este livro – com sua linguagem didática e crítica – é um “prato cheio” para estudantes e professores que desejam aprofundar-se na temática dos estudos afro-brasileiros; e também, com certeza, para amantes de História desejosos em conhecer um pouco sobre uma parte do continente africano desconhecido para nós brasileiros.

Para adquiri-lo, CLIQUE AQUI 

Galileu na sala de aula

 

Autores: Francisco Caruso, Adílio Jorge Marques e Vítor Oguri

Sinopse: Uma pesquisa realizada com alunos de ensino médio sugere o conhecimento parco dos jovens sobre Galileu, o que torna louvável a iniciativa e o esforço dos autores para apresentar de forma mais contundente, não apenas a obra, mas também a vida do personagem. Tirinhas, desenhos, gráficos e tabelas tornam a leitura bastante prazerosa. Diversas atividades são sugeridas aos professores, propondo aulas dinâmicas e agradáveis para professores e alunos.

Para adquiri-lo, CLIQUE AQUI 

A Física e o Meio Ambiente

 

Autores: Cláudio da Silva, Adílio Jorge Marques e Fábio Barroso

Sinopse: Nesta obra descrevemos os conceitos de Física que mais influenciam diretamente o meio ambiente ao nosso redor. Assuntos como temperatura, calor, radiação eletromagnética, entre outros, são aqui tratados de forma a não exigir do leitor um conhecimento prévio de Matemática ou Física. Não quisemos, contudo, ignorá-los ou negligenciá-los, pois os anexos poderão auxiliar aqueles que buscarem ou necessitarem de um maior estudo em cálculos. Compreender o meio ambiente sem entender alguns conceitos essenciais faz com que muitos se tornem vítimas dos especuladores.

Para adquiri-lo, CLIQUE AQUI 

Caminhos

 

Autores: Adílio Jorge Marques 

Sinopse: Poesias individuais. As poesias do livro Caminhos são a materialização de pensamentos em versos de diferentes períodos da vida de um buscador. Desde amores perdidos, a buscas, encontros e desencontros, filhos, paixões, espiritualidade... e até futebol! Palavras para a alma de cada leitor.

Para adquiri-lo, CLIQUE AQUI

Bartolomeu Lourenço de Gusmão: o padre inventor

 

Autores: Adílio Jorge Marques e outros

Sinopse: Bartolomeu Lourenço de Gusmão: o padre inventor, 96 páginas, 4 livretos, marca o lançamento da coleção Brasiliana da Biblioteca Joanina, uma parceria entre a Universidade de Coimbra e a Universidade do Estado do Rio de Janeiro – Uerj. A coleção apresenta documentos de brasileiros que estudaram na Universidade de Coimbra e se destacaram tanto nacional quanto internacionalmente. A escolha do padre brasileiro para o primeiro título da série oferece a possibilidade de reapresentar a brasileiros e portugueses um homem culto, inventivo e corajoso, cuja vida e feitos permanecem pouco conhecidos até hoje. Além disso, os manuscritos e a história do “Padre Voador”, nascido em 1685, em Santos, SP, permitem conhecer uma complexidade de temas que atravessam a história, o pensamento científico e natural, a perseguição religiosa e política e as intrigas da corte portuguesa em Portugal no século XVIII.

Para adquiri-lo, CLIQUE AQUI 

Viola de Bolso. Livro de poesias.

 

Autores: Sergio Rodrigues e Adílio Jorge Marques 

Sinopse: Livro de poesias. Às vezes as palavras nos são o limite do impossível, pois como seria viável delimitar a poesia de Sergio Frias e Adílio Marques, uma vez que ela escorre pelos próprios traços das letras, transformando-se em música, a inebriar os momentos que passamos a ler esta obra, de uma maneira que ultrapassa os sentidos conhecidos pelo Homem? Há um espaço em que as artes se fundem, e este lugar chama-se Poesia. O verdadeiro sentido do conceito, aquele que é capaz de fundir alguns dos inesgotáveis sentidos da palavra à melodiosa dança de sua sonoridade, é alcançado pelos dois poetas nesta belíssima compilação de poemas em que não somos capazes de delimitar as fronteiras entre a música e a arte inspiradas pelas musas.

Para adquiri-lo, CLIQUE AQUI 

Ataque e defesa astral

 

Autor: Marcelo Ramos Motta 

Sinopse: 

A obra é o segundo livro autoral de Marcelo Motta (o primeiro fora "Chamando os Filhos do Sol", de 1962). Percebemos, em ambos os livros, a intenção de atingir o público geral. Como poderá ser percebido pelo leitor, já no prefácio original, Marcelo Motta expõe as suas motivações para a Obra, fazendo uma crítica ao que chama “livros de feitiçaria, de baixa magia, e de psiquismo passivo”, que em sua época abundavam as prateleiras das livrarias. 

Para adquiri-lo, CLIQUE AQUI 

Magick Sem Lágrimas  Vol. 1

Autor: Aleister Crowley

Sinopse: 

A obra Magick Without Tears é uma das mais importantes da literatura ocultista de nossa época, composta de várias cartas com os mais variados temas.  Esta edição do selo Sabedoria Arcana, assim como outras edições pelo mundo afora (desde a original publicação, em 1954), esperam que o mundo desperte para o seu real valor, assim como para toda a vasta obra do ocultista inglês, sendo este seu último livro, embora não tenha sido publicado até depois de sua morte. É importante lembrar, também, que esta edição de Magick Without Tears possui comentários de Marcelo Ramos Motta (1931-1987), introdutor da filosofia de Thelema no Brasil nos anos 1960, e parceiro de Raul Seixas (1945-1989) e Paulo Coelho (1947- ) em muitas composições famosas que estão no imaginário nacional desde os anos1970.

Para adquiri-lo, CLIQUE AQUI 

© 2020 por Editora Sabedoria Arcana.